Eixos Estratégicos

A Rede de Monitoramento Territorial Independente orienta e estrutura suas ações e atividades a partir de três eixos estratégicos, os quais têm como objetivo contribuir para a proteção de territórios e modos de vida.

 

Fortalecimento de organizações

Fortalecimento das capacidades de monitoramento nos territórios e uso estratégico das informações geradas. A troca de experiências entre organizações e comunidades, bem como a disseminação de metodologias são caminhos para tal, além do fomento a parcerias para expansão da capacidade de ação das organizações para monitoramento e proteção dos territórios.

Incidência sobre Financiadores, Estado e Empresas

Apoio à construção de estratégias para uso das informações para responsabilização de atores, para incidência sobre o Estado, empresas e financiadores, e para construção de ações preventivas a violações de direitos, impactos e danos frequentes no contexto da instalação de projetos de infraestrutura e demais pressões sobre territórios tradicionalmente ocupados e modos de vida.

Comunicação e produção de conhecimento

Ampliação de compreensões e disseminação de informações sobre monitoramento territorial independente, incluindo métodos, resultados e ações de comunidades monitoradoras para defesa de seus territórios e patrimônios. A disseminação das informações geradas ou compiladas no âmbito da Rede devem ser comunicadas de forma ágil, prática e acessível, favorecendo o empoderamento e uso estratégico por parte das organizações e comunidades que integram a Rede.