Indica Tapajós e Rede MTI lançam Guias Rápidos sobre monitoramento territorial e segurança digital na Amazônia
O projeto “Inclusão Digital para a Gestão de Comuns e Proteção Territorial na Bacia do Tapajós (Indica Tapajós)” e a Rede MTI lançaram dois guias rápidos desenvolvidos para fortalecer a inclusão digital e o monitoramento territorial na bacia do Tapajós e em outros territórios da Amazônia brasileira. Voltados a lideranças comunitárias, organizações locais e equipes de monitoramento e vigilância territorial, os guias funcionam como materiais de consulta e apoio a oficinas de capacitação.
A publicação “Guia Rápido: Internet e Segurança Digital na Amazônia” reúne conceitos iniciais sobre internet e segurança digital, com exercícios práticos e dicas para uma navegação segura, contribuindo para o fortalecimento da autonomia digital e para que a internet seja uma aliada na defesa dos territórios. Já o “Guia Rápido: Monitoramento Territorial Independente e Tecnologias Digitais” apresenta noções básicas sobre monitoramento, uso de tecnologias digitais na coleta de informações e orientações para o encaminhamento de denúncias de atividades ilegais. As publicações foram realizadas com apoio da União Europeia e da Mott Foundation.
O projeto Indica Tapajós integra as iniciativas da Rede de Monitoramento Territorial Independente (Rede MTI) e é executado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces), em parceria com a Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (SAPOPEMA), com financiamento da União Europeia.
Baixe o “Guia rápido: Monitoramento territorial independente e tecnologias digitais: inclusão digital para a gestão de comuns e proteção territorial na bacia do Tapajós” aqui.
Baixe o “Guia rápido: Internet e segurança digital na Amazônia: inclusão digital para a gestão de comuns e proteção territorial na bacia do Tapajós” aqui.